O Decon divulgou o ranking das empresas mais reclamadas no Ceará. Durante coletiva de imprensa na Escola Superior do Ministério Público (ESMP), na tarde dessa segunda-feira (12), após o evento que marcou o início das atividades da Semana do Consumidor.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2017 reúne um balanço com o ranking das empresas mais reclamadas e das que menos resolvem as queixas dos consumidores, o índice de resolutividade e os 10 principais assuntos e áreas.
De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, o DECON realizou 24.593 atendimentos por diversos meios. Presencial na sede do órgão; através de carta; ofício e no site do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Destas, 18.073 foram resolvidas sem a necessidade de marcação de audiência de conciliação com a empresa. Das 6.516 reclamações que foram oficializadas, 84,7% (5.518) foram atendidas após ação do órgão consumerista.
Nas áreas mais reclamadas pelos consumidores, os setores que ocuparam os primeiros lugares foram: assuntos financeiros (26,3%); produtos (25,4%); serviços essenciais (24,1%); serviços privados (11,2%); e habitação (3,2%).
Segue o Ranking das 10 mais reclamadas
1 – Oi Móvel S/A (346)
2 – Telemar Norte Leste (344)
3 – Cagece (292)
4 – Companhia Energética do Ceará (203)
5 – TIM Celular (180)
6 – Caixa Econômica Federal (164)
7 – Telefônica Brasil S/A (154)
8 – TAM Linhas Aéreas (133)
9 – Sky Brasil Serviços (122)
10 – Claro S/A (116)